terça-feira, 21 de agosto de 2007

Energia: O motor da vida moderna

As fontes de energia

É a capacidade de realizar trabalho.
- Renováveis: não se esgotam como a energia solar, a energia dos vegetais (biomassa),da correnteza dos rios (hidrelétricas),dos ventos (eólica), etc.
- Não renováveis: se esgotarão e não serão repostas como o petróleo,gás natural,o carvão mineral, etc.
Energia solar:

além de gerar eletricidade,o sol pode ser usado como aquecedor de água e de casas em países de clima frio. A energia solar também pode ser uma opção para comunidades isoladas no Brasil, que é beneficiado pelo sol equatorial.

Energia dos vegetais (biomassa):

Todo rejeito de origem vegetal ou animal pode se transforma em biomassa e gerar energia em usinas termelétricas.Lixo residencial (orgânico),lixo industrial,bagaço de cana, madeira, casca de arroz podem ser utilizados para esse fim.A queima da biomassa aquece um fluido e o vapor gerado aciona as turbinas da termalétrica.
Além de ajudar a solucionar a crise energética, a biomassa resolve o problema do lixo orgânico de grandes e pequenas cidades.No caso da madeira, a biomassa não é considerada Renovável porque o reflorestamento exigiria um investimento muito grande.Nesse caso , o uso do lixo é mais viável.
Correnteza dos rios (hidrelétrica):
energia liberada pela correnteza de um rio movimenta as turbinas nele instaladas , que vão gerar energia elétrica.Para isso ,é preciso que o rio percorra um terreno acidentado, com desníveis que permitam contrir barragens ,para instalação da usina.Isso demanda a aplicação de grandes investimentos, mas, em compensação, produz uma das energias mais baratas, entre as que utilizamos.
A produção da energia elétrica não é poluente,mas a construção de usinas pode causar profundos impactos ambientais na região.A maior hidrelétrica em funcionamento no mundo é a de Itaipu, localizada no Rio Paraná,entre o Brasil e o Paraguai. A usina de Três Gargantas, que está sendo construída no Rio Yang - Tse - Kiang, na China , será o maior do planeta.

Energia eólica:
A força do vento também produz uma forma renovável de energia que já é bastante usada em países como Espanha e Dinamarca.No Brasil, Ceará e Fernando de Noronha são os pioneiros.As turbinas são acionadas pela força dos ventas funcionam com um motor composto de um cilindro e pás verticais e horizontais.



Petróleo:
O petróleo (do latim petroleum, petrus, pedra e oleum, óleo, do Grego πετρέλαιον (petrelaion) óleo da pedra, do grego antigo πέτρα (petra), pedra + έλαιον (elaion) óleo de oliva, qualquer substância oleosa.), no sentido de óleo bruto, é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho).
Combinação complexa de hidrocarbonetos. Composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio (N), oxigênio (O), compostos de enxofre (S) e metais, principalmente níquel (Ni) e vanádio (V). Esta categoria inclui petróleos ligeiros, médios e pesados, assim como os óleos extraídos de areias impregnadas de alcatrão. Materiais hidrocarbonatados que requerem grandes alterações químicas para a sua recuperação ou conversão em matérias-primas para a refinação do petróleo tais como óleos de xisto crus, óleos de xisto enriquecidos e combustíveis líquidos de hulha não se incluem nesta definição.
O petróleo é um recurso natural abundante, porém sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. É também atualmente a principal fonte de energia. Serve como base para fabricação dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se: benzinas, óleo diesel, gasolina, alcatrão, polímeros plásticos e até mesmo medicamentos. Já provocou muitas guerras, e é a principal fonte de renda de muitos países, sobretudo no Oriente Médio.
Além de gerar a gasolina que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.

Gás natural:
O gás natural é uma mistura de gases encontrado frequentemente em combustíveis fósseis, isolado ou acompanhado ao petróleo. Ainda que a sua composição seja diferente, dependendo da fonte da qual é extraído, é composto principalmente por metano, em quantidades que podem superar 90 ou 95%, e pode conter outros gases como nitrogênio , etano, CO2 ou restos de butano ou propano.








Carvão mineral:

É um mineral de cor preta ou marrom, um combustível fóssil natural extraído da terra através de processos de mineração. São formados a partir do soterramento e decomposição de restos materiais de origem vegetal. Gradativamente esses materiais ao sofrerem soterramento e compactação em bacias de destituição, apresentam enriquecimento no teor de carbono. O grau de carbonificação destes combustíveis será determinado pelos seguintes fatores externos: pressão, temperatura, placa tectônica e tempo de exposição.




Carvão mineral e o baixo custo.

3 comentários:

GEO2007 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GEO2007 disse...

PARABÉNS A ESTE GRUPO DA TURMA 2004 (MARIANA, MARIA DA LUZ, RODRIGO, DOUGLAS E FELIPE). O SITE ESTÁ MUITO BEM ILUSTRADO, COM TEMAS MUITO BEM DESENVOLVIDOS. VOCÊS SURPREENDERAM. DE NOVO PARABÉNS ! PROFESSOR PEDRO CESAR.

edonafabri disse...

T-Handle Spinning - Titanium Ingredient Arts
The titanium lug nuts T-Handle spinning microtouch titanium rods where is titanium found are made from traditional stainless steel with an efficient spin to columbia titanium pants improve the blade gap and provide an titanium welding unbeatable blade gap for