sexta-feira, 24 de agosto de 2007

O socialismo

Os primeiros teóricos do socialismo:os primeiros criticos do sistema capitalista surgiram no século xix, a partir da Revolução Industrial e do aparecimento do proletariado(operários que possuem apenas sua força de trabalho para vender para os capitlistas.Os que mais questionaram e criticaram o sistema capitalista,propuseram um modo de produção totalmente diferente;destes os que mais se destacaram foram Karl Marx e Friederich Engels.

A oposição de Marx ao capitalismo:para Marx o sistema capitalista previlegiava a exploração do homem pelo homem e beneficiava apenas um pequeno grupo,contituído pelos donos dos meios de produção.Esse tipo de exploração foi rciticado por Marx no conceito da mais-valia:na socidade capitalista ,o empregado produz mais lucro para o patrão do que o salario que lhe é pago.
ex:o trabalahador com jornada de seis horas por dia, produz nassaa seis horas, mas recebe apenas por cinco horas,sendo o valor da outra hora apropriado pelo capitalista.O que nãoé pago ao operário,é tranformado em lucro peloproprietário do meio de produção.



O socialismo teórico-como por fim ao capitalismo:na teoria marxista,a forma de acabar com o capitalismo seria promover a luta de classes : a burguesia(os donos dos meios de produção) vesus o proletariado,com a vitoria dessa ultima classe. O proletariso chegaria ao poder e destruiria o grande mal da sociedade capitalista:a propriedade privada dos meios de produção,substituindo-a pela posse coletiva desses meios.Dessa forma,atigiria o seu abjetivo final,que seria o fim de todas as diferenças sociais.
A forma indicada por Marx para atingir esse objetivo envolveria duas etapas que popularizaram dois termos muito usados e muitas vezes confundidos:o socialismo e o comunismo.

Socialismo e Comunismo:Embora pareçam,essas duas palavras não são sinonimos.Porém,na concepção de Marx,elas serviriam para designar as duas etapas do processo revolucionário que deveria acabar com as estruturas capitalistas e estabelexcer a sociedade ideal.
Na primeira fase - o socialismo - haveria a nessecidadce da existencia de um Estado controlado pelo proletariado para organizar o funcionamento da sociedade.A propriedade dos meios de produção seria estatal e coletiva.Haveria ainda algumas desigualdades,pois cada um receberia de acordo com o seu trabalho.

A próxima fase o comunismo,no qual o Estado seria extinto,por não ser mais necessário,e cada um seria remunerado de acordo com suas necessidades.Nessa sociedade,valores como o comunismo e o desejo de acumular dinheiro ou propriedades e aparentar simbolos de riquesas não existiriam.

O socialismo real:conclui-se estas ideias nunca foram postas em pratica de fato.Os países que tentaram uma experiencia socialista,com grandes distorções,são aqueles chamados de terem implantado o socialismo real.O primeiro país a adotar o sistema socialista foi a Russia,através de uma revolução armada,em 1917.Mais tarde, com a adesão novas republicas surgiram a URSS(União das Republica Socilaistas Soviéticas).Instalou-se nesse país um governo autoritário,uma ditadura de partido unico- o Partido Comunista - , em que o Esatdo ditava as leis do mercado e planificava a economia ,através de metas de produção;este governo censurava os meios de comunicação e proibia as pessoas de entrarem e sairem livremente do país.Os burocratas e seus familiares tinham regalias, como carros e casas de luxo.Dos países que adotaram o socilaismo, apenas a China, que adota um modelo em que mantem o controle da estatal e a ditadura do partido unico,porém permitindo a exitencia de ZonasEconomicas Especias,com empresas estrangeiras,sendo chamado assim de "Socialistas de mercado",Cuba e Coreia do Norte permanecem comunistas.

A economia planificada:Se a economia não era regida pelas leis do mercado,o Estado deveria assumir todo o seu planjamento.Conheça alguns dos mecanismos da economia planificada:
· Planejamento da prtodução e do consumo:não havia livre aplicação nem busca de lucro.Tudo era rigorosamente planejado pelos burocratas,que visanvam controlar o mercado.
· Garantia das necessidades básicas:ao Estado cabia garantir os meios essencia s para uma sobrevivencia descente - educação,saúde,aposentadoria,emprego.Essa garantias entendidas como uma forma de redistribuição de renda.
· Planos quinquenais:Havia um orgão central de planejamento que estabelecia as principais diretrizes economicas do país por cinco anos - Os Glosplan,Comite Central de Planjamento.Sua atuaçlão foi mais centralizadora até 1957,quando havia um planejamento em escala nacional,em cada república e em cada região das repúblicas.A excução desses planos ficava a cargo dos ministérios.

A produção industrial:era controlada pelas Direções Gerais das Industriais,que dividiam essa produção em grupo :
· Os trutes:grupos de integração de industriais similares em uma determinada região.
· Os combinados:formados por industriais que completavam a produção uma sdas outras.Existiam combinados metalurgicos,quimicos e etc...... .

A reforma agrária:apos a reforma agraria inicial que cedeu terras aos camponeses,logo depois da Revulução Russa,o governo sovietico adotou dois modelos coletivos de exploração agraria.
· Os kolkhozes:cooperativas rurais onde os camponeses cultivavam a terra com maquina s e tratores do Esrado.
· Os sovkhozes:fazendas estatais onde os camponeses trabalhavam para o estado.

Depois de um periodo de descentralização economica(1957-1965),quando o Gosplan se tornou mais um orgão de pesquisa do que de execução,a polanificação em escala nacional voltou a ser adotada,mas com maior partipação dos ministérios das repúblicas do que do ministério central.

O mundo socialista:o socialismo não ficou restrito á URSS.Muitas outras nações adotaram esse sistema para atingir seus destinos.
Nem sempre os paises que adotaram o socialismo pertmaneceram aliados a União Sovietica durante todo o tempo de existencia da pootencia socialista.Iugulavia e Albania, na Europa,e China,na Asia são exemplos de paises que romperam com a União Sovietica e passara a seguir suas orientações proprias.


Tabela de países que adotaram o socialismo







Campo sicialista Europeu



Nenhum comentário: