sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Os Blocos Econômicos












1- UNIÃO EUROPÉIA: A União Européia é uma organização internacional constituída atualmente por 27 estados membros. Foi estabelecida com este nome pelo Tratado da União Europeia (normalmente conhecido como Tratado de Maastricht) em 1992, mas muitos aspectos desta união já existiam desde a década de 50. A União tem sedes em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.A União Europeia tem muitas facetas, sendo as mais importantes o mercado único europeu (ou seja uma união aduaneira), uma moeda única (o euro, adotado por 13 dos 27 estados membros) e políticas agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns. A União Europeia desenvolve também várias iniciativas para a coordenação das atividades judiciais e de defesa dos Estados Membros.















2- NAFTA: Acordo de Livre Comércio da América do Norte. Criado em 1992 , tem como países membros os Estados Unidos da América, México e Canadá. O acordo prevê a instalação de uma zona de livre comércio entre esses três países. Esta área esta baseada na livre circulação de mercadorias e serviços entre os países membros. Isto acontece por eliminação das barreiras legais, e das tarifas alfandegárias, ou seja, está limitado apenas à área comercial. O que se busca é ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna de cada um. Ao contrário da União Européia, a NAFTA não aponta para a unificação total das economias dos países que deles fazem parte.


















3- MERCOSUL: Mercado Comum do Sul, criado oficialmente em março de 1991 pelo Tratado de Assunção, é um bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além dos países associados Bolívia e Chile. Já em 1985, José Sarney e Raul Alfonsín presidentes do Brasil e Argentina, respectivamente, iniciaram os acordos de cooperação econômica entre seus países. Mais tarde com a adesão do Paraguai e Uruguai, o perfil geográfico deste bloco estava formado. Como princípios básicos estabelecer uma união aduaneira - área de livre circulação de bens, serviços, mãos-de-obra e capital assim como a liberação gradativa de tarifas alfandegárias e restrições tarifárias. Entretanto, alguns produtos ainda permanecem subordinados a taxas de importação que funcionam como tarifas de proteção para as empresas nacionais.


4- APEC: A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos). Integram este bloco econômico os seguintes países: EUA, Japão, China, Formosa (Taiwan), Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México e Chile. Somadas a produção industrial de todos os países, chega-se a metade de toda produção mundial. Quando estiver em pleno funcionamento, será o maior bloco econômico do mundo.
5- Outros:
a)Pacto de andino: Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador.
b)Caricom: Mercado Comum do Caribe.
c)MCCA: Mercado comum Centro-Americano países da América Central.
d)SADC: Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento.
e)Comesa: Mercado Comum dos Países do Leste e Sul da África.
f)Asean: Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Nenhum comentário: