sexta-feira, 24 de agosto de 2007

A atividade industrial no mundo

Estágios da produção industrial

A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em quatro estágios: artesanato, manufatura, indústria e a revolução técnico-científica.
A Revolução Industrial(século XVIII e XIX),ocorreu na Inglaterra,disseminou-se por outros países da Europa ocidental,pelo Japão,Estados Unidos e Canadá.

Artesanato: O artesão pode realizar sozinhas as etapas de transformação da matéria-prima em produto acabado, ou contar com auxilio de ajudantes,mas sem caracterizar uma divisão de trabalho.

Manufatura: Além do trabalho manual havia emprego de máquinas simples além do trabalho manual, cada pessoa exercia uma etapa da produção com o trabalho assalariado.

Primeira Revolução Industrial


A Inglaterra foi o berço da atividade industrial.
O pioneirismo inglês pode ser explicado por alguns fatores ou acontecimentos:
- Acúmulo de capital proveniente do mercantilismo e do colonialismo, na fase do capitalismo (do século XVI ao XVIII)
- Os Estados sob o controle de burguesia desde a Revolução Gloriosa (1688),que instalou a primeira monarquia parlamentar.
- Importantes reservas de carvão mineral e minério de ferro.
- Matérias-primas fornecidas pelas colônias, que formavam o maior império da época.
- Excesso de mão-de-obra causada pelo êxodo rural.
Máquinas impulsionavam a “nova indústria”.
A grande novidade foi a máquina a vapor, criada por Thomas Newcomen,em1712 .
A “nova indústria” tem como principal diferencial do artesanato e da manufatura o uso de máquina no processo de fabricação.

Segunda Revolução Industrial

Novas descobertas tecnológicas, novos setores industriais e fontes de energia:o petróleo e a eletricidade.A metalurgia,a siderurgia e a indústria de automóveis adquirem grande importância.

A novo logo se espalhou pelos países que também reuniam essas condições:
França,Alemanha e Itália,Estados Unidos,Canadá e Japão.Esses países formam o conjunto que reúne as sete maiores economias do mundo (G-7).
A Rússia por não participar das reuniões de assuntos econômicos foi selecionada como país membro do G-8.

Novos métodos de trabalho

Para melhor cumprir sua finalidade dentro do capitalismo, isto é, gerar lucro,a indústria procurou aperfeiçoar as formas de trabalho e de produção.
Frederick Taylor inovou com o método conhecido como teylorismo ,onde o empregado deveria executar uma tarefa com menor gasto de tempo e energia possivel.Henry Ford o magnata da industria de automóveis,implantou o fordismo,caracteriza-se pela especialização do trabalhador,pela linha de montagem e pela produção em série.



A Terceira Revolução Industrial

A invenção do computador (1946) acelerou o processo da informatização e das indústrias ligadas ao setor

Tipos de indústrias:

De bens de produção ou indústria de base:
São aquelas que, servem de base para outras indústrias e gastam muita energia. Ex: indústrias siderúrgicas, metalúrgicas,petroquímica e outras.

De bens de capital:
São aquelas que produzem máquinas,equipamentos,ferramentas ou autopeças para outras indústrias.Ex:Indústrias de motores para carros e aviões, e outras.

De bens de consumo:
São as que fabricam bens não-duráveis (alimentos, cigarros, etc.) e duráveis (móveis, eletrodomésticos, veículos outros produtos).

Localização industrial

O desenvolvimento industrial chega a ser até sinônimo de riqueza:os países ricos são sempre países industrializados.Para se industrializar, é importante que uma região ou um país possa contar com:

- Capital
- Fontes de energia
- Matéria-prima
- Transporte
- Comunicação
- Água
- Incentivos fiscais

Países mais industrializados



10 comentários:

Yasmin alves disse...

sem vale -tranporte;sem plano de saude;sem ferias ; sem descanso;12horas por dia

Murilo Sousa disse...

Ai seus loko da turma 112 do andre leao puente
N copiem esse trabalho pq eu ja copiei

Unknown disse...

Se alguém da turma da 703 do moura e silva copiar esse trabalho,a PORRADA vai estancar.

Unknown disse...

eu ja copiei esse trabalho , Andre Mourois !!

Unknown disse...

Tu lembra desse trabalho? 😂

yandere disse...

meu deus kkkk

Unknown disse...

Francisco Lima - turma 2001 não copiem da mesma pagipá que eu kkkkkkkkk achei primeiro!

Anônimo disse...

salve

roberta pereirao disse...

vocês não são professores para poder sair falando o que n sabem, cada um pensa de um jeito e isso não se discute, não tem o que fazer mesmo hein mdssss

Anônimo disse...

mi nombre es fajar. vivo en bedono en java central estuve en un problema financiero muy crónico y una situación de salud terminal hace algunas semanas. después de que toda mi búsqueda de ayuda de amigos y vecinos resultó abortiva, siento que no había nadie a quien realmente le importara. Me cansé tanto debido a la falta de fondos para expandir mi negocio y mis 2 hijos de 5 y 8 años tampoco se veían bien debido a la falta de atención adecuada como resultado de las finanzas. Una fiel mañana vi a un viejo amigo de mi difunto esposo y le conté todo lo que había estado pasando y me dijo que la única forma en que podía ayudarme era dirigiéndome a un buen oficial de préstamos en EE. UU. que también lo ayudó, explicó. a mí sobre cómo estaba financieramente bajo y cómo lo impulsó este oficial de préstamos (el Sr. Pedro, que le otorgó un préstamo de 7,000,000.00 USD a una tasa asequible de 2 tasas). Además, me aseguró que eran la única empresa de préstamos legítima que encontró en línea. me dio su correo electrónico y así fue como solicité y también me concedieron un préstamo y mi vida cambió para bien. Comuníquese con el único prestamista genuino, el Sr. Pedro a través de correo electrónico / whatsapp +18632310632 pedroloanss@gmail.com para resolver su problema financiero.